Tipos de varizes

Seja bem-vindo a mais um conteúdo feito pelos profissionais da Angiolaser. Hoje nós iremos falar um pouco sobre quais são os tipos de varizes, onde elas se localizam, como elas são tratadas e porque elas surgem.

Como já falamos anteriormente, as varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas. Nelas está acumulado sangue que não conseguiu fazer o seu retorno para o coração, devido a problemas como obesidade, falta de exercícios físicos e até mesmo fatores genéticos, sendo a idade também uma das suas principais causas.

Sabemos que o normal é quando o nosso sangue consegue circular perfeitamente dos nossos pés pelo nosso corpo até o coração e fazer todo o processo necessário de purificação e nutrição das nossas células.

Porém, devido aos fatores que já citamos anteriormente, entre outros, as válvulas das nossas veias podem ficar fracas ou serem danificadas por ações externas, como por exemplo, exercícios de forte impacto que realizamos sem acompanhamento ou quando passamos muito tempo sem nos exercitar. Nestes casos podem surgir três tipos de varizes; as principais que nós conhecemos e é sobre elas que vamos falar hoje.

Veias varicosas

Também chamadas de veias tronculares, as veias varicosas são aquelas veias saltadas na superfície da pele. Como elas se sobressaem, são as principais causas de inflamações devido a sua complexidade e acabam sendo consideradas as mais difíceis de tratar.

Seus sintomas incluem: dor, coceiras e às vezes feridas, as conhecidas úlceras.

Como existe a possibilidade de elas serem tratadas a laser, aqui na Angiolaser os tratamentos para as veias tronculares são realizadas com os mais modernos equipamentos.

A sua grande diferença para os outros tipos de varizes é que elas são salientes na pele, ao contrário das veias reticulares e as pequenas aranhinhas também conhecidas como vasinhos.

Veias reticulares

As mais boazinhas entre as varizes, se é que podem ser chamadas assim, são as varizes reticulares.

Elas podem surgir nas pernas, ao redor do nariz e são menos torcidas. Não sabe-se ao certo como elas são causadas, se pelo enfraquecimento das veias ou das válvulas onde o sangue se acumula. Esse tipo de variz aparece sobre a pele no geral e não significa um risco grave para saúde, porém deve ser tratada ou acompanhada, pois elas podem indicar o surgimento de outros tipo de varizes.

Aranhas vasculares

Elas recebem esse nome popular pois a sua aparência se assemelha a pequenas teias de aranha.

Sua existência não significa problemas graves na circulação e são muitas das vezes consideradas apenas problemas estéticos, no entanto, a sua pura e simples existência já significa um problema no retorno do sangue para o coração e elas também podem provocar inchaços e sensação de peso ao longo do dia ou durante muitos períodos de tempo sentados sem se movimentar.

Agora que você conhece os tipos existentes de varizes é importante ressaltar que em todo e qualquer caso, o médico vascular deve ser consultado para indicar o melhor tratamento a fim de aliviar os sintomas existentes e proporcionar alívio estético

Os tratamentos são variados mas todos eles indicam uma melhora significativa na aparência como também proporcionam a prevenção de problemas mais graves como feridas úlceras e até mesmo a trombose.

Também divididas em estágios, os tipos de varizes são classificados de forma a identificar o seu nível de gravidade.

O primeiro estágio é assintomático, ou seja, as varizes estão ali surgindo porém não há nenhum sintoma;

O segundo estágio provoca cansaço, queimação, cãibras e aquela sensação desconfortável de peso nas pernas;

O terceiro estágio é apenas uma elevação do segundo estágio onde também surge alteração na pigmentação na pele, sensação de coceira, descamação e celulite;

O quarto estágio está associado a uma insuficiência venosa crônica e ao aparecimento da Lipodermatosclerose, uma doença que deixa a pele endurecida (mais próximo às panturrilhas) e com aspecto de garrafa de champanhe invertida;

Já o quinto e último estágio é a temida ulceração, lesões na pele que se abrem em feridas e provoca dores.

O que fazer para tratar os tipos de varizes?

Quem sofre com varizes, frequentemente também enfrenta outras complicações provocadas por elas. Hemorragias internas ou externas (nos casos mais graves onde a ferida se abriu) e varicoflebites, onde pequenos trombos são formados nas veias varicosas.

Ao menor sinal de dor, endurecimento da pele e vermelhidão, é recomendado que se procure o médico vascular para realizar a investigação do problema e indicar o melhor tratamento.

Hoje existem vários tratamentos para todos os tipos de varizes e eles além de melhorar a aparência física das pernas, proporcionam mais saúde.

Procure o seu médico vascular!

×