Claudicação Intermitente

A Claudicação Intermitente é um sintoma que está associado a doenças vasculares como a doença arterial periférica e a arteriosclerose. 

Ela é classificada como uma dor “intermitente” que surge quando o paciente caminha ou realiza alguma atividade física, mas que passa quando ele entra em repouso.

Entre outros sintomas relacionados a essa condição, estão:

  • Câimbras que melhoram com o tempo ao final de cada exercício.
  • Extremidades dos dedos dos pés frias ou arroxeadas, bem como podendo apresentar palidez. 
  • Dores ou fisgadas que irradiam até os quadris durante caminhadas e outros exercícios.

Os sintomas da claudicação surgem para alertar sobre a possibilidade da existência de outras doenças, entre elas:

 

  • Doença Arterial Periférica: que é o estreitamento das artérias devido ao acúmulo de colesterol e células inflamatórias, que gradualmente obstrui o fluxo sanguíneo.
  • Neuropatia diabética: é uma complicação da Diabetes que afeta os nervos dos membros periféricos. Provoca dor, câimbras, perda da sensação no lugar e formigamentos também.

Trombose venosa profunda também pode provocar a claudicação intermitente.

Tratamento da Claudicação Intermitente:

O tratamento da claudicação intermitente envolve o tratamento da arteriosclerose. 

Inicialmente, para aliviar as dores e criar uma rotina que fortaleça os músculos das pernas, recomenda-se mudanças nos hábitos de vida, na alimentação e na prática contínua de atividades físicas. 

Em alguns casos, medicamentos para reduzir o colesterol podem ser prescritos, sendo a cirurgia reservada como último recurso.

As cirurgias que podem ser realizadas visam somente reparar as artérias obstruídas e podem incluir angioplastia com balão, colocação de stent ou cirurgia de bypass em complicações graves como úlceras e má cicatrização. 

Em casos extremos, somente a cirurgia evita a necessidade de amputação.

Caso sinta qualquer um dos sintomas acima, procure um médico vascular de confiança pois a claudicação tem tratamento e com ele você pode restabelecer a sua qualidade de vida, melhorando aos poucos e fortalecendo a saúde vascular do seu corpo.

 

×