Quem tem varizes na gravidez pode ter parto normal?

É na gravidez que muitas mulheres experimentam pela primeira vez as varizes ou percebem o agravamento dos sintomas. 

Isso por si só gera muita preocupação, principalmente relacionada ao momento do parto.

Entretanto, informações reunidas de diversas fontes esclarecem que, apesar das varizes serem uma realidade incômodas durante este período, elas raramente impedem a realização de um parto normal.

 

Como as varizes surgem?

 

As varizes surgem ou pioram seus sintomas e sinais na gestação devido às mudanças hormonais que acontecem no corpo da mulher, o aumento do volume de fluxo sanguíneo e a pressão exercida pelo útero conforme ele cresce sobre as veias. 

Mas isso por si só, na maioria dos casos, não impede o parto vaginal, pois as varizes gestacionais tendem a melhorar ou desaparecer nos meses seguintes.

Para prevenir e proporcionar alívio dos sintomas desconfortáveis como inchaços e dores, recomenda-se o uso de meias de compressão, bem como a realização de exercícios físicos leves para manter o fluxo sanguíneo em todos os membros e fortalecer as paredes das veias.

O controle do peso e a elevação das pernas ao deitar, servem para mitigar os sintomas e melhorar o retorno venoso.

Essas práticas não só contribuem para a melhora dos sintomas durante a gravidez mas também podem favorecer o parto normal ao reduzir o risco de complicações associadas às varizes.

Em suma, a presença de varizes, embora exija atenção e cuidados específicos, não é um impedimento para o parto normal. 

Mulheres grávidas que enfrentam essa condição devem consultar seu médico ginecologista para discutir as opções de parto.

Desde que não haja contraindicações, tanto parto normal quanto parto cesárea podem ser realizados sem medo em mulheres grávidas que tem varizes.

×