Como ocorre o processo de obstrução de uma artéria?

A obstrução de uma artéria envolve uma série de fatores, com destaque para a aterosclerose, a principal vilã.

Conhecida como Doença Arterial Obstrutiva, a obstrução de uma artéria é o estreitamento ou bloqueio das artérias. 

Para entender a gravidade disso, é importante lembrar que as artérias são responsáveis por transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todas as partes do corpo.

Quando ocorre a obstrução, o fluxo sanguíneo é interrompido, comprometendo o suprimento de oxigênio para os órgãos e tecidos. 

Aterosclerose é a causa principal por trás da obstrução de uma artéria

O processo de obstrução de uma artéria pode perdurar por muitos anos.

Sendo a aterosclerose o principal motivo por trás da obstrução arterial. 

A aterosclerose é um processo inflamatório que acontece quando placas de gordura, colesterol e outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias, formando depósitos duros que causam o entupimento ou o endurecimento das paredes das artérias.

Sintomas

Os sintomas dependem do estágio de evolução da doença. 

Inicialmente, podem ser leves ou inexistentes e conforme a obstrução se agrava, a dor e o desconforto surgem ao realizar atividades simples, como caminhar. 

Nos estágios mais graves, a dor pode aparecer até mesmo em repouso, e feridas podem se formar devido à falta de circulação.

 

Diagnóstico e tratamento

Para diagnosticar a obstrução arterial, o médico vascular vai analisar todo o histórico do paciente e solicitar alguns exames complementares, como ultrassom Doppler e angiografia.

Esses exames ajudam a localizar e entender a gravidade dessas obstruções.

O tratamento também depende do estágio em que está a doença.

 Se diagnosticado no início, mudanças no estilo de vida, como abandonar o tabagismo, seguir uma dieta saudável e praticar exercícios regulares, junto com o uso de medicamentos, podem resolver. 

Infelizmente, em casos mais avançados, a intervenção cirúrgica pode ser necessária, com técnicas que variam de cirurgias abertas até angioplastia e stents para manter as artérias desobstruídas.

Fatores de Risco e prevenção

 

Tbagismo, hipertensão, diabetes, colesterol alto e sedentarismo são os principais fatores de risco para a aterosclerose. 

Mudanças no estilo de vida, aliadas a visitas regulares e exames preventivos, são fundamentais para reduzir as chances de desenvolver a obstrução arterial.

×