Impactos do sedentarismo na circulação sanguínea

O sedentarismo é a falta de atividade física regular, e está profundamente ligado ao surgimento de vários problemas vasculares e cardiovasculares. 

Estudos demonstram que o sedentarismo pode provocar a formação de coágulos sanguíneos nas veias das pernas, resultando em trombose venosa profunda (TVP). 

E que pode também evoluir tais coágulos para embolia pulmonar. Além disso, o sedentarismo pode levar a doenças arteriais obstrutivas periféricas, dores e outras complicações.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge mostrou que o sedentarismo causa o dobro de mortes relacionadas a doenças cardiovasculares em comparação com a obesidade

Até mesmo para pessoas com peso ideal, elas podem enfrentar riscos se não se exercitarem regularmente. 

O sedentarismo está associado a doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade, aumentando a probabilidade de infarto, AVC e trombose.

Outro problema comum relacionado ao sedentarismo, são as varizes, veias dilatadas e tortuosas que aparecem principalmente nas pernas. 

A falta de movimento reduz a frequência do bombeamento muscular, que impulsiona o sangue de volta ao coração, resultando no acúmulo de sangue nas veias. 

Longos períodos sentado ou em pé aumentam a pressão nas veias, tornando o problema mais grave ainda.

Porém, nem tudo está perdido, pois a prática regular de atividades físicas pode reverter muitos desses efeitos negativos. 

Exercícios aeróbicos, como corridas, caminhadas, natação e hidroginástica, melhoram a circulação, enquanto a musculação e outros exercícios de resistência ajudam a fortalecer os músculos. 

Para evitar complicações, é importante realizar atividades agradáveis que facilitem que exercícios físicos sejam regulares na sua vida. 

Além dos exercícios, é recomendado incorporar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, hidratação adequada e massagens regulares nas pernas.

O uso de meias de compressão pode ser útil, mas deve ser feito somente sob orientação médica.

Agende uma consulta com um médico vascular para receber orientações personalizadas e evitar problemas dos impactos do sedentarismo na saúde da sua circulação.

 

×