Passar longos períodos do dia sentado para trabalhar, estudar ou jogar pode parecer inofensivo, mas traz diversos riscos à saúde. Vamos explorar os principais perigos e como você pode reduzir eles.
A inatividade reduz a força dos músculos, levando ao enfraquecimento deles e acarretando em problemas linfáticos e circulatórios.
A falta de movimento também diminui a queima de calorias e promove o aumento de peso, prisão de ventre e aumento excessivo da produção de gases, devido ao metabolismo mais lento.
A permanência prolongada por muito tempo sentado dificulta a circulação sanguínea, sobrecarrega o coração e aumenta o risco de hipertensão e insuficiência cardíaca. Além disso, eleva os níveis de colesterol ruim, aumentando o risco de infarto e AVC.
Outro problema é que a capacidade da insulina de recolher glicose diminui, elevando o risco de diabetes tipo 2.
É importante ressaltar que ficar muito tempo sentado também aumenta a dificuldade de circulação sanguínea e pode causar inchaço nas pernas e risco de trombose venosa profunda.
Além disso, o sedentarismo está associado a um maior risco de ansiedade, depressão e até demência.
Dicas para Reduzir os Riscos
- Faça pausas frequentes e caminhe sempre que possível, para buscar água ou ir ao banheiro. É importante manter-se em movimento.
- Alterne de posição enquanto está trabalhando, estique as pernas e ajuste a postura sempre que possível.
- Prefira tarefas extras de relaxamento que promovam o movimento. Faça caminhadas, jardinagem, leve o pet para passear, etc.
- Mesmo sentado, faça alongamentos.
- Tente sempre manter uma postura correta, mantenha o computador à altura dos olhos, e use uma mesa ajustável à sua altura.
Conclusão
Ficar muito tempo sentado pode ter sérios impactos na saúde, mas com algumas mudanças simples, como levantar-se regularmente, alongar-se e adotar uma alimentação saudável, é possível mitigar esses riscos. Pequenas ações diárias podem fazer uma grande diferença na sua saúde e bem-estar geral.