Qual a diferença entre veia safena magna e veia safena parva?

As veias safenas magna e parva são importantes veias do sistema venoso superficial dos membros inferiores.

As duas transportam o sangue entre os pés, pernas e coxas para o sistema venoso abdominal e subsequentemente para o coração, mas as duas possuem algumas diferenças importantes e é sobre elas que vamos falar hoje:

A veia safena magna começa na parte interna do pé e vai até a virilha, já a veia safena parva, começa na parte posterior do pé e vai até a parte posterior da perna, na dobra do joelho.

Doenças que podem afetar a veia safena magna e a veia safena parva

A veia safena magna é a que mais é afetada por problemas, como o refluxo venoso, fazendo com que o sangue ao invés de ir para o coração, ele retorna para os pés. 

Esse refluxo é o responsável pelo surgimento de varizes. A veia safena parva também pode apresentar esses problemas, mas é menos frequente.

A safenectomia pode ser feita nas duas veias?

Sim, as duas veias podem ser retiradas caso elas estejam doentes e a veia safena magna pode ser utilizada em procedimentos cirúrgicos como a “ponte de safena”. 

A ponte de safena é uma cirurgia cardíaca que visa criar tecido para substituir artérias coronárias obstruídas. 

Quando a veia safena deve ser retirada?

A veia safena deve ser retirada em casos de refluxo e formação de coágulos que prejudicam a saúde das pernas do paciente.

Em resumo, a veia safena parva e magna exercem funções semelhantes e o diagnóstico de problemas nelas dependem muito dos sintomas relatados e do exame realizado pelo profissional vascular.

×