Rosácea

Rosácea é uma doença crônica inflamatória que provoca vermelhidão facial intermitente ou recorrente. 

A região atingida geralmente fica mais quente, inchada e com os pequenos vasos sanguíneos visíveis e dilatados. 

 

Sintomas

O sintoma mais conhecido e recorrente é a vermelhidão facial na região da maçã das bochechas, nariz e testa, também chamada de flushing facial. Este sintoma costuma ser intermitente, provocado por agravantes desencadeantes, que são: exposição ao sol, estresse, bebidas alcoólicas, etc. E está relacionada com o surgimento de telangiectasias. 

Outros sintomas são o surgimento de pápulas e pústulas muito parecidas com acne.

Em casos mais graves, há o espessamento irregular da pele do nariz.

 

Tipos de rosácea

Assim como a rosácea tem vários triggers, ela também possui vários tipos, sendo eles:

Eritematotelangiectásia – vermelhidão da pele persistente com dilatação dos vasos sanguíneos da face.

Flushing facial – vermelhidão da pele da face que surge após algum agravante.

Rinofima – inchaço e espessamento irregular do nariz. É mais comum e mais grave em homens.

Papulustuloso (rosácea lupoide) – provoca pápulas e pústulas que lembram muito a acne e acarreta em nódulos e inchaço por excesso de líquidos. 

Ocular – é uma acompanhante dos outros tipos de rosácea e provoca conjuntivite, olho seco e irritação. Por isso, é recomendado o acompanhamento de um oftalmologista.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é predominantemente clínico e com a realização de biópsia apenas em alguns casos para descarte de outras patologias com sintomas semelhantes, como lúpus por exemplo, ou dermatite seborréica. 

 

Tratamento

Para os casos de rosácea mais brandos, os tratamentos consistem em evitar os desencadeantes e o início de uma rotina de skincare com os sabonetes corretos e proteção solar elevada. 

O laser é muito utilizado para o tratamento das telangiectasias, ou pequenos vasinhos e também é uma opção para tratar a versão mais grave, o rinofoma. 

Tratamentos a Laser oferecidos na Angiolaser

 

Para tratar o rinofoma, pode ser necessária também intervenção cirúrgica ou tratamento com dermoabrasão e radiofrequência.

 

Cuidados

Como essa doença é crônica e sua causa exata ainda não é definida, por isso indicam que haja cuidados com: exagerada exposição ao sol sem o uso do protetor, excesso de consumo de álcool, comidas apimentadas, altas temperaturas e medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos. 

Marque sua consulta na Angiolaser

O tratamento a laser e com luz pulsada que oferecemos, atua para diminuir os sintomas da rosácea. O laser pode ser utilizado no tratamento contra rosácea lupoide, e a luz pulsada quebram os vasinhos e impedem sua dilatação.

×